5 de abril de 2021

De beneficiado a mobilizador

Os projetos sociais possuem diversos objetivos, além da assistência básica a famílias e comunidades. Um deles é a educação a favor de uma sociedade mais empática, responsável e humanitária. Esses resultados podem ser observados em relatos como o de Francisco César, morador do município de Eusébio/CE. Ele faz parte da Associação de Moradores e Amigos de Precabura e contou como os projetos sociais impactaram sua vida, assim como proporcionaram mudanças significativas em um momento tão necessário para esta pequena comunidade.

Apoiados por iniciativas da Fundação Alphaville, a associação na qual César exerce a função de secretário, realizou várias ações em 2020. Muitos desafios surgiram, mas com muito empenho eles realizaram doações de alimentos às famílias do bairro, assim como distribuição de materiais de limpeza, álcool em gel para a prevenção do coronavírus e ainda organizaram um bazar com a ajuda de doações realizadas pela Fundação.

“Em alguns momentos o medo também tomou conta de nós, mas não nos deixamos parar por conta disso. Vimos que tinham outras pessoas que estavam em situações bem mais difíceis que a nossa e que a gente precisava se levantar para ajudá-los”, afirma César. Ele conta que já participou de vários projetos da Fundação e muitas das suas concepções em ajudar o próximo, assim como sua percepção sobre a importância do trabalho voluntário, foram desenvolvidas através de projetos da Fundação Alphaville.

“No final, o sentimento é de gratidão, porque de alguma forma a gente contribuiu para que alguém ou muitas pessoas, famílias, pudessem estar felizes naquele momento. De alguma forma você ameniza a dor daquelas pessoas, o sofrimento.” concluiu. Histórias como a de Cesar Paulo e da Associação de Moradores e Amigos de Precabura mostram a importância dos projetos sociais e o seu poder de transformação – individual e/ou coletiva.