5 de fevereiro de 2021

Reinventar-se é garantia de permanência e sucesso

Em 2020, muitos se reinventaram e recomeçaram. Um exemplo disso é o Engenheiro Ambiental da Alphaville Urbanismo, Gustavo Coura, que conseguiu transformar momentos difíceis em ações positivas. Em 2019, Gustavo executava as ações dos Programas de Comunicação Social e Educação Ambiental junto às obras do empreendimento Terras Alpha em Uberlândia/ MG. Premissas legais para implantação dos residenciais, os encontros entre representantes da comunidade, empresas e instituições de ensino eram fundamentais para aproximar empreendimento e população, mas com as aulas trazidas, ofertavam algo além: os participantes estavam recebendo informações técnicas e aprendendo mais sobre sustentabilidade e novas ferramentas de desenvolvê-la, gerando benefícios para toda a comunidade.

Com o início da pandemia, as ações precisaram ser suspensas no formato presencial. Preocupado, Gustavo decidiu inovar: junto à equipe e em parceria com a Fundação Alphaville, estruturou um novo formato e migrou todas as ações para o ambiente digital. “Inicialmente, pensamos em algo caseiro, que mantivesse o vínculo que já tínhamos estabelecido. Outra preocupação seria manter um canal de comunicação que já fosse familiar para os participantes, não faria sentido gerar um material que eles não poderiam acessar”, explicou Gustavo.

Com criatividade e mão na massa, os vídeos foram produzidos. Para a comunidade próxima ao empreendimento, passaram a ser enviados boletins informativos sobre a obra, o ecossistema local, seus cuidados e impactos nas rotinas da população. Em atenção aos representantes de órgãos públicos e ONG’s locais, a estratégia foi garantir o envio de informações de maneira sistemática: além dos boletins e vídeos produzidos pela equipe, foram encaminhadas apresentações estruturadas destacando as ações ambientais executadas por período, além da alimentação de um banco de dados em tempo real, que garantisse o acompanhamento prático das ações e seus resultados. E para os jovens do município, um guia em sustentabilidade: a equipe produziu dois vídeos com a temática “Gestão de Resíduos na Prática”, que estão sendo distribuídos para a Secretaria de Municipal da Educação, escolas particulares, e Departamento Municipal de Água e Esgoto.

Mas o grande diferencial, segundo Gustavo, veio ao voltar a atenção para o próprio time. “Notamos que tínhamos uma grande ferramenta nas mãos, e decidimos ir além, e preparar um material específico aos nossos colaboradores, com temáticas que pudessem proporcionar além do aprendizado técnico, o desenvolvimento pessoal do indivíduo”, complementou. Com a produção de pequenos vídeos que pudessem ser assistidos durante seu tempo livre, os funcionários passaram a receber conteúdos sobre desenvolvimento individual, relacionamento com a equipe de trabalho, com sua família e com a sua comunidade.  “É importante destacar que toda nossa rotina de trabalho, em especial durante o almoço, quando as aulas eram ministradas, segue as recomendações da OMS, endossadas pela Alphaville Urbanismo: todo o ambiente está sendo controlado com poucas pessoas, revezamento de equipes, desinfecção e demais medidas preventivas necessárias. Daí vem a grande relevância dos vídeos enviados individualmente: cada funcionário pode assistir a seu tempo, em seu local, garantindo o aprendizado e segurança de todos. Atualmente, todas as ações se mantém em andamento, e o exemplo de Gustavo tem sido adotado em outros empreendimentos da empresa. “Acredito que vieram para somar às nossas metodologias e formas de aprendizado”, concluiu.