6 de julho de 2017

1 ano após a perda do marido, Sinvalda é exemplo de superação

No conjunto habitacional Elias Stefan, bairro de Araçatuba (SP), os moradores vivenciam uma rotina comum: acordam, tomam café da manhã e vão trabalhar. Ao final do dia, retornam para suas casas, exaustos, para se preparar para mais um dia.

Até 1 ano atrás na rotina de Sinvalda, mais conhecida como Val, o dia não acabava aí. Todos os dias, mesmo cansada, a araçatubense se reunia com seus familiares e vizinhos para cuidar da horta comunitária do bairro, fundada por seu marido Maguila, com a ajuda de alguns vizinhos. O terreno, que antes servia de descarte de resíduos, foi transformado em um belíssimo território repleto de hortaliças cultivadas com carinho e dedicação pela vizinhança.

Por uma fatalidade, Maguila partiu deixando saudades e uma horta repleta de boas lembranças. Val e sua filha, Priscila, sofrendo com a perda, não conseguiram mais frequentar o local e afastaram-se do grupo, deixando de praticar um hobbie do qual tanto gostavam e de contribuir com aquela atividade comunitária.

No final de 2016, a Fundação Alphaville viu potencial naquele território e na atividade da horta. Aproximando-se do grupo e ouvindo seus principais anseios e sonhos, identificou seus potenciais e suas vocações. A partir disso, iniciou um trabalho em conjunto para desenvolver um projeto que atendesse ao principal desejo da comunidade: uma transformação socioterritorial participativa no Conjunto Habitacional Elias Stefan.

A chegada da Fundação Alphaville, além de fortalecer o grupo e o desenvolvimento da horta, vem permitindo que Val se reencontre e se reconecte com o cultivo, encontrando nos canteiros o carinho anteriormente semeado por seu marido.

Hoje, após um processo de construção coletiva, a horta foi nomeada pelo grupo de Horta Comunitária Araçatuba G e vai receber dois mutirões para revitalização e reforma nos dias 24 e 25 de junho, contando com a instalação de sombrite e cercado nos canteiros e construção de uma nova sede para os treinamentos e refeições do grupo.

Os interessados em participar do mutirão ou colaborar com a doação de materiais podem enviar um e-mail para fundacaoalphaville@alphaville.com.br ou entrar em contato com a nossa equipe pelas nossas redes sociais.

Facebook  | Instagram | Linkedin