Centro Sustentável em Granja Viana (SP) é concluído

A Fundação Alphaville e a Prefeitura de Carapicuíba realizam conclusão e entrega de obra do novo Centro de Educação para Sustentabilidade em Granja Viana, na próxima quinta-feira (16). O objetivo é que o espaço de uso coletivo possa ser utilizado por instituições do terceiro setor e pela Prefeitura de Carapicuíba para realização de palestras, eventos, feiras e até servir como espaço de coworking.

O evento de entrega acontece às 10h e contará com a presença do prefeito de Carapicuíba, que assinará um termo de Cooperação entre Prefeitura e Fundação Alphaville. O CES Granja Viana, construído pela Fundação Alphaville, ficará sob gestão da Prefeitura de Carapicuíba. A Fundação Alphaville atuará como apoiadora do espaço, através da capacitação técnica e transferência de conhecimento aos profissionais do município que assumirão a administração do local.

O Centro é o primeiro no Brasil a receber a certificação AQUA. O certificado, aplicado no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini, garante que o espaço é uma construção sustentável. Projetado pelo arquiteto Marcelo Leal, o CES Granja Viana terá diversos elementos sustentáveis como placas solares, captação e reuso da água pluvial e reciclagem de resíduos.

Outra característica do espaço é a utilização de um biodigestor, que processa o esgoto dos banheiros e transforma em fertilizante para as plantas locais. Além disso, será utilizado mobiliário com selo de certificação ecológica e características arquitetônicas para fornecer melhor aproveitamento de luz solar, circulação de ar, conforto térmico e acústico.