10 de setembro de 2018

Como o olhar apreciativo ajuda na transformação da comunidade

A dinâmica social atual prioriza a velocidade e por vezes o olhar torna-se superficial, fragmentado e seletivo. Contudo, o exercício do olhar apreciativo estimula o ver com profundidade, de forma crítica, e desperta o desejo de criação e de transformação. Esse tal olhar apreciativo é a capacidade de enxergar e dar valor ao potencial de algo. Isso não significa deixar de lado as possíveis fraquezas, mas sim, focar no que funciona bem e no que podemos fazer para potencializar isso.

E foi ao olhar de forma apreciativa para seu bairro que jovens de Palmas, no Tocantins, desenvolveram o projeto Viver com Alegria, participante do Nós Propomos!, programa de extensão universitária desenvolvido pela Universidade de Lisboa, representado, em Tocantins, pela Universidade Federal do Tocantins. O Nós Propomos! pretende incentivar o protagonismo juvenil por meio de iniciativas que busquem a resolução de problemas locais. Assim, os alunos Daniel Ribeiro Costa, Lucas Cunha Borges, Mikelle Souza de Almeida, Samara Bezerra da Silva e Wádla Rufino dos Santos identificaram, após visitas e entrevistas realizadas na comunidade, não só a vulnerabilidade dos idosos da região, mas também o amor que eles tem por dançar.

O alinhamento de expectativas entre os jovens proponentes, o grupo de idosos local e a Fundação Alphaville culminou na execução do projeto Viver com Alegria, que reformou um espaço público precário, utilizado pelos idosos como área de dança e lazer. Além de exercitar o protagonismo dos jovens estudantes, a reforma beneficiou os idosos que ganharam um espaço adequado de lazer e cultura e reforçou o sentimento de pertencimento dos mesmos, externalizado pela dança.

E a iniciativa desses jovens estudantes chegou ao exterior – o projeto Viver com Alegria participa, entre os dias 07 e 12 de setembro, do I Congresso Ibero-Americano Nós Propomos! 2018, que reúne todos os países onde o Nós Propomos! está presente, em Lisboa, Portugal. O projeto desenvolvido em Palmas é o primeiro de toda a história do Nós Propomos! a ter saído do papel!

A participação ativa das pessoas é essencial para a melhoria de vida coletiva. Exercitar o olhar atento e apreciativo para o que está ao nosso redor é uma forma de contribuir com o bem-estar da população e com o desenvolvimento de territórios resilientes.