acessibilidade
Fundação Alphaville

Fique por dentro das nossas novidades

10 de março de 2020

Construindo a cidade que queremos

A Fundação Alphaville acredita que a construção de territórios resilientes é um desafio coletivo e que impõe a cidadãos, famílias, empresas e instituições atuarem para tornar o território menos vulnerável e mais preparado para lidar com mudanças e ameaças, que geram riscos e condicionam a vida das populações locais.

Contudo, os riscos e a vulnerabilidade social destes territórios coexistem com oportunidades e potencialidades. É a partir do entendimento sobre essa multiplicidadede, formas de convivência e expressão territorial que a Fundação Alphaville constrói sua metodologia de intervenção social, pautada no estímulo e desenvolvimento do protagonismo social de pessoas e grupos (protagonismo para territórios resilientes).

Neste contexto, o projeto Agentes de Sustentabilidade, através da metodologia da Fundação (ouvir– dialogar – agir em conjunto – emancipar), busca orientar o cidadão para participar e promover transformações socioambientais em seus territórios, a partir da articulação com agentes públicos locais e demais setores da sociedade. Após a formação, os agentes estarão habilitados a atuarem como protagonistas em ações e projetos em apoio ao desenvolvimento socioambiental do município. Dentre suas diversas funções, espera-se que os agentes possam:

• orientar e compartilhar informações com a população;
  • promover transformações socioambientais;
  • contribuir com projetos das esferas pública, privada e do terceiro setor, impulsionando ou fortalecendo políticas públicas locais.

A Fundação Alphaville idealiza e implementa um conjunto de metodologias que oferece aos diferentes perfis de público, o acesso a processos formativos capazes de promover o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades socioemocionais, a inclusão socioeconômica e a educação para a sustentabilidade, possibilitando a cada participante a oportunidade de promover mudanças em sua vida pessoal e influenciar na realidade de seus territórios.

Ao lado das metodologias de formação protagonista, são encontradas as metodologias que as transformam em tecnologias sociais que, a partir de um processo amplo de gestão e articulação em redes, são capazes de disseminar os conhecimentos produzidos, dando a oportunidade para que  cada território construa e fortaleça o seu capital social.

x