6 de julho de 2017

Dia Internacional da Reciclagem é comemorado na Cooperativa ACEU (CE)

17 de Maio é o Dia Internacional da Reciclagem e, para reforçar nosso compromisso com essa ação tão importante, apoiamos mais uma ação de ampliação de coleta seletiva!

O projeto da vez vem da cidade de Eusébio, no Ceará. A prefeitura municipal, que já reformou a central de triagem , irá inaugurar nesta segunda feira (18/5) uma nova fase do sistema de coleta seletiva porta a porta no município. O novo sistema é composto por caminhão de coleta dos materiais recicláveis, da nova central de triagem e comercialização dos resíduos e do programa de educação ambiental para os moradores.

Para celebrar a inauguração, será assinado o convênio de parceria entre a Associação dos Catadores e a Prefeitura Municipal. No termo, a prefeitura cederá a operação da central de triagem, com os equipamentos necessários, e o material segregado proporcionará melhoria nas condições de trabalho e na renda. Além da Prefeitura, a empresa Marquise ambiental doou equipamentos de segurança e de trabalho aos catadores.

A Associação das Catadoras e Catadores de Eusébio, (ACEU) é composta por 20 associados, que encontraram na separação dos materiais recicláveis do lixo comum uma alternativa de renda. O trabalho na central de triagem proporcionará um ganho 80% maior do que a coleta dos materiais nas ruas, além da melhoria das condições de segurança e higiene. A expectativa do programa é atender 60% da população da cidade nos próximos 6 meses, recolhendo 60 toneladas de materiais recicláveis ao mês. Os catadores receberam formação em associativismo administrada pela Caritas Diocesana e a rede de catadores do Ceará e estão sendo capacitados para gestão administrativa do seu negócio.

Para facilitar ainda mais o trabalho e a adesão da população, a Fundação Alphaville, parceira do programa, doou 20 mil sacos de ráfia de 100 litros, para que a população acondicionar os materiais recicláveis. A Fundação também ofereceu uma consultoria especializada para apoiar a prefeitura na reestruturação do programa e ainda participa das atividades de educação ambiental através do programa Jovem sustentável, onde os jovens da cidade auxiliam os catadores no contato e sensibilização da população.

No evento de inauguração estarão presentes os catadores da Associação, o prefeito de Eusébio, José de Arimatéia, secretários municipais e gestores da Fundação Alphaville.

Sobre a coleta seletiva

A Coleta seletiva é a coleta em separado dos materiais de origem orgânica e das embalagens feitas de plástico, papel, vidros ou metais, presentes no lixo. A implantação desse sistema permite o reaproveitamento dos materiais ali presentes e as embalagens podem retornar para a indústria como matéria prima para novos produtos, gerando emprego e renda para os catadores, além de gerar economia dos recursos naturais pela diminuição do consumo de matéria prima virgem.

Atualmente no município de Eusébio – CE são gerados 940 toneladas mensais de resíduos, aproximadamente 32 toneladas ao dia. Esses resíduos são encaminhados ao aterro sanitário do município de Aquiraz, operado por uma empresa particular que possui todas as licenças ambientais de funcionamento, mas o local tem vida útil limitada.

Com a implantação da coleta seletiva, estima-se que mais 240 toneladas/mês de embalagens poderão deixar de ser encaminhadas ao aterro, com a potencial de geração de até 60 empregos diretos, com prioridade para a inclusão dos catadores de materiais recicláveis presentes no município.