13 de novembro de 2019

Empreendedorismo de impacto social

Começar um negócio inovador não é uma tarefa simples. Fazer com que esse negócio saia do papel com pouco ou zero recursos, e ainda promover um impacto social maior pode parecer missão quase impossível, certo? Não é assim que pensam os 20 jovens selecionados para o Alpha Labs Social, capacitação que aconteceu na última semana no município do Eusébio, no Ceará.

Selecionados por sua participação no PJS, programa da Fundação Alphaville de fortalecimento para jovens em situação de vulnerabilidade, o Alpha Labs Social reuniu jovens de edições dos 10 últimos anos do projeto no município, com a proposta: discutir como transformar uma ideia em um projeto ou negócio de impacto.

Das lições aprendidas, uma se destacou: empreender é um processo que acontece de dentro para fora. Não basta apenas identificar uma necessidade externa, é necessário que primeiramente exista uma motivação intrínseca ao empreendedor, uma causa ou um propósito, para que enfim ela seja materializada e se constitua em um negócio de sucesso.

Outros pontos foram também discutidos com os jovens, como a diferenciação entre filantropia, negócio tradicional e negócios sociais. “Para ser considerado um Negócio de impacto Social, é preciso que o empreendimento constitua sua missão, assim como uma ONG, mas que paralelamente se viabilize financeiramente, além de promover um impacto positivo em seu território” diz Fernanda Toledo, diretora executiva da Fundação Alphaville. “Nestes encontros, mais do que sair com os negócios ou projetos estruturados, procuramos aproximar o jovem das necessidades que um empreendimento como este traz, que começa sim em seu sonho, mas vai muito além disso”, diz.

Para encerrar a capacitação, cada jovem apresentou sua ideia em um pitch, termo comum a projetos de inovação social, no qual o discurso curto deve convencer o interlocutor sobre a proposta que está sendo ofertada. “É importante que os jovens estejam conscientes de suas possibilidades e dos pontos a amadurecer em cada uma das ideias, e de como convencer outros de que ela é realmente boa e traz retorno. Um passo de cada vez, mas sempre persistir em seus caminhos, é o que esperamos que eles tenham trazido como mensagem final”, completa Fernanda.