13 de novembro de 2018

III Seminário Nós Propomos em Palmas (TO)

Com o tema Educação, cidade e cidadania: múltiplos olhares sobre o direito à cidade e discussões sobre o direito à cidadania e o jovem como agente transformador de territórios, o III Seminário Nós Propomos! acontece em Palmas, no Tocantins, nos dias 12 e 13 de novembro. O evento destaca a participação dos estudantes do Ensino Médio no desenvolvimento territorial de Palmas que, atentos a sua realidade territorial, voltam seus esforços para a resolução dos problemas locais.

O III Seminário Estadual Nós Propomos deriva do Nós Propomos!, projeto de intervenção urbana, desenvolvido pela Universidade de Lisboa, que pretende incentivar o protagonismo de jovens no Ensino Médio por meio da elaboração de projetos que conversem com a realidade local e busquem a resolução de problemas territoriais em questão. Em Tocantins, o programa é representado pela Universidade Federal do Tocantins.

Destinado à formação de professores e apresentação de trabalhos de estudantes, a programação do primeiro dia do seminário contou com uma palestra do professor Doutor Sérgio Claudino Loureiro, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL), cujo tema foi Educação Geográfica no campo do protagonismo e cidadania.

Já no segundo dia, o evento conta com apresentações culturais, palestras, oficinas e mesa redonda com Jônatas Ribeiro de Paula, representante da ONU Habitat, o Prof. Dr. Sérgio Claudino Loureiro (IGOT/UL) e o Prof. Dr. João Bazzoli (UFT). Além da apresentação do case de sucesso “Viver com Alegria”, vencedor do Nós Propomos! em 2017, pelos alunos que desenvolveram o projeto, a palestra da Diretora Executiva da Fundação Alphaville, Fernanda Toledo, apresenta a importância da construção coletiva nos projetos, além de dicas de como estimular e envolver parceiros no desenvolvimento de iniciativas.

A programação do segundo dia encerra com a apresentação e a avaliação dos projetos desenvolvidos pelos alunos participantes do Nós Propomos! 2018.