3 de dezembro de 2018

O voluntariado como forma de transformação social

A prática do voluntariado corporativo vem ganhando os holofotes ao longo das últimas duas décadas. Isso porque, além das recompensas individuais e intangíveis como a sensação de fazer o bem, a auto-realização e a satisfação em contribuir com a sociedade, as empresas entenderam que a prática também traz resultados positivos e importantes para o negócio.

A promoção de programas de voluntariado corporativo é uma forma de capacitar os funcionários em atividades e desenvolver habilidades que não são tão exercitadas no dia a dia do trabalho. Além disso, há um aumento no nível de motivação da equipe que participa das ações de voluntariado, uma vez que há mais oportunidade para a interação entre as pessoas, humanização das relações e incentiva o trabalho em equipe. E essa motivação dos funcionários também reflete no aumento da reputação da empresa, aumentando valor final da companhia.

E para a sociedade, quais são os benefícios que o voluntariado corporativo pode trazer?

Um programa de voluntariado bem estruturado pode causar impacto que extrapola os limites de influência empresarial. Devido ao seu grande poder de atuação na sociedade, as empresas devem colaborar com iniciativas do poder público e da sociedade civil na busca pela melhoria da sociedade. Uma forma de fazer isso é alinhar o programa de voluntariado da empresa não só com os valores da organização, mas também com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Iniciativa das Organizações das Nações Unidas (ONU), os ODS englobam um conjunto de metas econômicas, sociais e ambientais com o objetivo de melhorar as condições de vida das pessoas e atingir o patamar de desenvolvimento mínimo até 2030. Assim, o poder de mobilização de recursos, humanos e financeiros, que as empresas têm pode não só valorizar o negócio e desenvolver as habilidades dos funcionários, mas também contribuir com a sociedade de uma forma muito maior.