12 de dezembro de 2019

Pesquisas apontam benefícios na vida de quem é voluntário

Cidadania, amor ao próximo e solidariedade. Estes valores estão presentes na vida de quem se dedica ao trabalho voluntário. No Brasil, estimativa do IBGE aponta que mais de 7 milhões de pessoas atuaram como voluntárias em 2018. Nos EUA, 20% da população americana opta pelo voluntariado, fortalecendo o terceiro setor.

O voluntário consegue buscar soluções para problemas que afetem sua comunidade. Além disso, a experiência é válida na vida pessoal e profissional. No âmbito pessoal, é possível se dedicar a um propósito ou uma causa e ser mais feliz. Duas pesquisas americanas saem em defesa do voluntariado.  Pesquisa realizada em Harvard, nos Estados Unidos, comprova que voluntários são mais felizes, já que apresentam uma carga de estresse muito menor se comparado a quem não é voluntário. Outro estudo, realizado pela Universidade de Michigan, mostrou que quem faz trabalho voluntário vive em média 4 anos a mais do que pessoas que não são voluntárias.

Na área profissional o voluntariado também oferece benefícios, já que é possível ampliar a rede de contatos, melhorando o networking. O voluntariado também desenvolve algumas habilidades valorizadas por grandes corporações como comunicação, colaboração, empatia, capacidade de trabalhar em equipe e desenvoltura para lidar com situações adversas.

A Fundação Alphaville desenvolve algumas ações de voluntariado e abre participações voluntárias em alguns de seus projetos. Para saber como participar, acompanhe o calendário disponível em nosso site.