5 de dezembro de 2017

Projeto estimula a transformação da cidade a partir da sala de aula

Desenvolver cidades mais sustentáveis requer de seus moradores o senso de pertencimento. É com essa vertente que o Programa Professor Sustentável, da Fundação Alphaville, se aproxima das prefeituras e parceiros locais a fim de levar para a sala de aula conceitos próprios a cada município em uma formação que dura pouco mais de 60 horas – 30 delas em ações realizadas pelos professores em seus colégios, Com uma proposta teórico-prática, educadores da rede municipal tem acesso a informações preciosas que os possibilitam tratar a temática da Sustentabilidade Integral em seus planos de aula, além de desenvolver ações que deixam seu legado para cada um dos municípios participantes.

No último mês, aconteceu em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, a formatura da mais nova turma do projeto. O município, que foi o primeiro a participar da formação, em 2010, instituiu o programa como parte integrante da grade de formação de professores da rede pública da cidade.

Na última turma,  49 professores de educação básica participaram de  discussões acerca da temática selecionada para o módulo, os resíduos sólidos, além de participarem de oficinas sobre a sustentabilidade, aplicação prática de ferramentas sobre o tema e a aproximação a projetos locais que tratam do assunto, como a cooperativa AVEMARE, responsável pela coleta dos resíduos recicláveis da região. A riqueza cultural do município histórico, que possui um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do Estado  e é reconhecido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), foi o pano de fundo para o planejamento das ações a serem desdobradas com os alunos.

A cerimônia de formação, realizada em 18 de novembro no Centro de Educação para Sustentabilidade (CES) Alphaville, contou com a realização de uma Feira de Trocas, organizada pelos próprios professores, como exemplo de que a sustentabilidade pode estar nos pequenos gestos. Essa mesma atividade foi aplicada em diversos colégios da rede municipal, para fomentar com os alunos a discussão sobre o consumo consciente.

“Trazer o tema da Sustentabilidade Integral para a sala de aula em um projeto co-criado com a iniciativa pública é o caminho mais efetivo para que os planos de aula desenvolvidos façam sentido à realidade dos alunos e possam se desdobrar em ações que de fato transformem os municípios”, diz Fernanda Toledo, gerente de Sustentabilidade da Fundação Alphaville, organização mantenedora do CES Alphaville em parceria com a prefeitura local.

O secretário de Educação de Santana de Parnaíba, Clécius Wanderley Romagnoli dos Santos, compareceu ao CES Alphaville para acompanhar a formatura. “Santana de Parnaíba é a cidade que mais cresce na região e esse crescimento tem que vir também de uma forma sustentável”, disse. “É por isso que a parceria com o CES Alphaville é um sucesso. Como Sustentabilidade é algo que deve ser ensinado desde cedo, quem melhor para nos ajudar com isso do que os professores?”, completou o secretário.

Até agora na cidade, o projeto já formou mais de 350 educadores, representantes dos 69 colégios da rede municipal.