19 de setembro de 2018

Trabalho estratégico por meio de redes intersetoriais

Em uma sociedade cada vez mais conectada e colaborativa, a organização de diversos atores em redes intersetoriais torna-se um meio de trocar experiências e garantir a ampliação da escalabilidade dos projetos e suas chances de sucesso.

Além de estimular a formação de redes de trabalho nos projetos que desenvolve, a Fundação Alphaville também é membro de importantes redes de seu setor de atuação, nacionais e internacionais. O relacionamento com os membros das redes garante o alinhamento de práticas, o contato com o que há de mais recente nos temas discutidos e fortalece o impacto das ações na busca pelo desenvolvimento social do país.

Saiba mais sobre as redes que a Fundação Alphaville participa:

RedEAmérica:

A RedEAmérica conta com mais de 70 organizações de origem empresarial, sejam elas fundações, institutos, associações ou empresas, espalhadas por 14 países na América Latina e no Caribe. O Bloco Brasil é composto por 10 organizações, entre elas fundações, empresas e institutos empresariais, de grande relevância para o desenvolvimento de comunidades sustentáveis no país. Espaço que possibilita o benchmark a respeito das práticas de intervenção territorial e o fortalecimento de metodologias de trabalho, também facilita o diálogo na busca por inovação em tecnologia social que gera o desenvolvimento de comunidades e territórios sustentáveis.

Anualmente, desde 2009, a RedEAmérica organiza o Fórum Internacional da RedEAmérica, com o objetivo de estimular a reflexão acerca de um tema que esteja relacionado ao desenvolvimento comunitário. O Brasil sediará a próxima edição do Fórum, que acontecerá na cidade de Salvador (BA) em março de 2019, com a premissa de estimular a reflexão sobre as oportunidades e desafios que a diversidade representa para que as empresas e fundações construam, com outros atores, o desenvolvimento sustentável na região.

GIFE:

A rede GIFE é bastante diversa e uma referência no país quando falamos sobre Investimento Social Privado. Seus 141 associados são institutos, fundações e empresas que atuam com investimento social no Brasil. O GIFE organiza diversos cursos, congressos, eventos, reuniões e grupos de trabalho com o intuito de trazer para o debate as principais questões que assolam o campo social.

O contato com a rede GIFE é importante para o fortalecimento institucional das organizações, além de auxiliar na atuação estratégica dos investidores sociais privados, ao produzir e compartilhar pesquisas, artigos e publicações sobre o setor.

Ethos:

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social busca gerar valor para as organizações e, ao mesmo tempo, para a sociedade. Assim, sensibiliza e ajuda na gestão do negócio de forma socialmente responsável, estimulando a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Com mais de 500 membros associados, o Instituto Ethos é uma oportunidade de estar em contato com organizações de diversos setores, ampliando o nosso olhar para as temáticas relacionadas à responsabilidade social e para a sustentabilidade em diversos setores.