13 de setembro de 2018

Transferência de conhecimento para o território de Senador Canedo

Com a proposta de instrumentalizar e transferir conhecimento para o território, a Fundação Alphaville realizou, entre os dias 11 e 13 de setembro, o treinamento pautado em Programação Neurolinguística (PNL), referente à metodologia utilizada no Programa Jovem Sustentável Aprendiz, para os profissionais do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), em Senador Canedo (GO). Inovador por sua atenção a cada jovem participante, o programa, cuja metodologia é da Fundação, atua como complemento ao cumprimento de medidas socioeducativas e contribui com a reformatação de valores pessoais e reinserção sócio-profissional dos adolescentes participantes do projeto. A partir de três turmas piloto realizadas no município, a metodologia tem como um dos principais resultados o sucesso no ingresso no mercado de trabalho, com 77% dos jovens contratados por empresas da cidade, e a queda do índice de reincidência em delitos dos participantes de cerca de 88% para 16%.

Para o município, o programa foi formatado pela Fundação Alphaville em parceria com o Ministério Público de Goiás, Prefeitura Municipal e Poder Judiciário, com apoio do pólo empresarial da cidade, a fim de complementar as atividades presentes no cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. Alinhado às propostas do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), o PJS Aprendiz atua frente ao caráter formativo (e não meramente punitivo) das medidas, que passam a incluir o jovem como protagonista de suas escolhas e detentor das capacidades para transformá-las. Além disso, estende a discussão da problemática social representada pelos adolescentes em conflito com a lei à toda a sociedade civil: participaram da formatação do programa representantes do setor público, do judiciário, do empresariado local e as famílias dos jovens, todos com distribuição de responsabilidades na composição da grade proposta pelo projeto.

A capacitação dos profissionais do munícipio nas atividades de PNL, uma das estratégias de continuidade do projeto na cidade, contribui com a ampliação do repertório ferramental das equipes responsáveis pela condução das medidas socioeducativas, trazendo inovação social para o município e consequente reforço para o desenvolvimento pessoal e a inserção profissional dos jovens. A partir do treinamento, a equipe formada estará apta a se utilizar das dinâmicas apresentadas e a demonstrar o diferencial das atividades que já desenvolvem com os adolescentes da região.

Para saber mais, acesse: http://www.fundacaoalphaville.org.br/Projeto/ViewProjeto/35-programa-jovem-sustentavel-aprendiz