Uma aliança pela democratização da cultura

A cultura de um território é um dos principais fatores de fortalecimento da identidade de uma sociedade e reflete seu modo de vida, de pensar e de agir, sendo essencial para o desenvolvimento social.

Apesar disso, no Brasil, a integração da cultura na sociedade está diretamente ligada às questões sociais, sendo a democratização cultural um desafio a ser enfrentado – e vencido. Dentre as principais barreiras encontradas pelas camadas mais baixas da população em relação à cultura estão os elevados custos, a localização dos equipamentos culturais, que não chegam às regiões periféricas das cidades, e a difícil mobilidade por meio de transporte público.

O terceiro setor desenvolve um importante papel na sociedade e, cada vez mais, atua com projetos com foco na difusão da cultura, permitindo que cada vez mais cidadãos participem de maneira efetiva na sociedade.

Pensando nisso, a Fundação Alphaville, em parceria com o Teatro das Artes – SP, desenvolveu o Programa Anéis de Cultura, que tem por objetivo ampliar a visão de mundo de crianças da rede pública de ensino por meio da cultura e respeito ao meio ambiente, levando-as gratuitamente ao teatro.

Para isso, o programa promove a arrecadação de anéis de latinha, que são vendidos, sendo o valor arrecadado revertido para o projeto.  Os alunos são sensibilizados a recolher o maior número de anéis de latinhas, visando o descarte correto dos materiais, e a turma que arrecadar o maior número de anéis será premiada com ingressos e transporte gratuitos para assistir a uma peça infantil.

As turmas não premiadas assistem a uma apresentação com fantoches da peça assistida pelos demais alunos, garantindo o compartilhamento de conhecimento e o acesso à cultura para todas as crianças.

Em sua primeira edição, em 2016, 170 crianças tiveram acesso à cultura por meio do Anéis de Cultura, que também reciclou cerca de 80kg de alumínio, promovendo também a cooperação e a educação para a sustentabilidade.  Para 2017, a expectativa é de beneficiar indiretamente cerca de 900 alunos.

Para saber mais sobre o programa ou doar anéis de latinha, entre em contato pelo e-mail: fundacaoalphaville@alphaville.com.br