28 de agosto de 2017

Voluntariado: a prática que vem do coração

Utilizar a força coletiva na construção de soluções de desenvolvimento para as pessoas e seus territórios. Essa é a proposta que a Fundação Alphaville realiza há 17 anos, acreditando e promovendo o voluntariado para transformar as mais diversas cidades em que atua, já estando presente em mais de 23 estados brasileiros. Para transformar os sonhos coletivos em realidade, eles encontram nos moradores das comunidades os primeiros voluntários. São eles que participam das reuniões para, juntos e com o apoio da Fundação, mapearem a transformação que o próprio grupo almeja para seu território. Em seguida e a partir da formação pela metodologia própria aplicada pela instituição, agem em conjunto para traçar planos e parcerias, público e privadas, e enfim alcançar seus objetivos. Até agora, já foram mais de 210 projetos desenvolvidos.

Outros importantes voluntários que fazem parte dessa história são os colaboradores da Alphaville Urbanismo, principal mantenedora da Fundação. “Sempre gostei de ajudar o próximo, e quando tive a oportunidade de ajudar pela empresa também foi muito satisfatório”, disse Renata Samuel, analista de negócios da urbanizadora que participa como voluntária em ações desde 2009. Renata se afastou da empresa por um período, mas continuou voluntária da instituição. Agora, de volta à empresa, já soma diversos projetos realizados. Com os voluntários, são desenvolvidos desde intervenções territoriais até campanhas de doação, sempre com o intuito de despertar uma visão diferenciada sobre engajamento e desenvolvimento comunitário.

O Dia de Fazer a Diferença é uma dessas ações, que acontece há 14 anos. Pensado em conjunto com as comunidades, esse projeto escolhe um local para passar por uma revitalização e melhor atender as necessidades dos moradores. Em 2016, aproximadamente 120 voluntários se reuniram para revitalizar a praça Moacir Nicodemos, localizada na divisa entre os bairros do Morumbi e Paraisópolis. A mobilização contou com participação ativa dos moradores da comunidade e de outras instituições locais. Além da construção de brinquedos, o local recebeu um “Canteiro dos Desejos”, para que as crianças que frequentam a praça plantem seus sonhos e os vejam florescer. “Agora só estamos esperando para saber qual lugar vamos transformar este ano”, disse Renata, com a animação de quem já ajudou muitos sonhos a crescer.

Acompanhe a agenda de voluntariado da Fundação Alphaville e saiba também como participar.