7 de fevereiro de 2020

Voluntariado corporativo e o desenvolvimento de competências

Não é de hoje que temos conhecimento que o voluntariado empresarial é capaz de estimular a participação social, ampliar a interação entre os participantes, o que favorece o relacionamento interpessoal, contribuindo com a melhora do clima no ambiente de trabalho, além de aumentar a sensação de bem-estar. Mas não apenas isso, ações dessa natureza também oferecem um ambiente propicio para o desenvolvimento de habilidades e competências.

Quando nos dedicamos a esse tipo de atividade temos a oportunidade de contribuir tanto com o nosso próximo, quanto com o nosso próprio crescimento pessoal e profissional, o que por sua vez, permitirá que colaboremos de forma mais efetiva com o desenvolvimento em sociedade como um todo.

Entre as principais competências que podem ser adquiridas por meio do trabalho voluntário destacam-se a liderança, trabalho em equipe, comunicação assertiva, inovação, criatividade, autodesenvolvimento, autogestão, adaptabilidade e flexibilidade.

Essa é uma das melhores formas de exercitar a proatividade, manter-se motivado e estabelecer uma melhor gestão de tempo, já que esse tipo de ocupação dividirá espaço com as demais demandas do cotidiano. Além de ainda colaborar com o aprimoramento do pensamento crítico e com a resolução de problemas.

A fim de que isso aconteça de forma eficaz, precisamos respeitar algumas etapas. A primeira delas consiste em realizar uma autoanálise para identificar qual causa nos move e posteriormente reconhecer potenciais e pontos a serem desenvolvidos para assim, contribuir de maneira mais efetiva com a causa escolhida. Após esse processo é importante que tenhamos consciência da importância de adquirir conhecimento técnico, desenvolver o pensamento crítico e a inteligência social, para alcançar maiores resultados.

Por fim é necessário que tenhamos uma mudança em nossa maneira de pensar para que o voluntariado deixe de ser visto apenas como uma participação social e passe a ser percebido como uma ação protagonista, onde há engajamento em ações que influenciam a vida social comunitária, que alcançam um impacto perene e que tem potencial para gerar e aprimorar competências comportamentais.