Projetos

Avemare

Transformando a vida dos moradores da região através de um empreendimento solidário.

OUVIMOS

para compreender o cenário local

A história da AVEMARE (Associação dos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis da Vila Esperança) começa no aterro do município de Santana de Parnaíba, onde cerca de 50 pessoas, viviam em péssimas condições de trabalho e de saúde, por cerca de 15 anos. Desde o início da década de 90, todos os resíduos recolhidos na cidade eram destinados a um lixão localizado a menos de dois quilômetros do centro da cidade. Além do passivo ambiental, o lixão atraiu muitas pessoas que lá buscavam uma oportunidade de sobrevivência, formando a comunidade Vila Esperança. E trabalhando como uma associação.

DIALOGAMOS

para propor soluções

Com o objetivo de auxiliar os associados na organização de um empreendimento solidário, no qual obtivessem uma melhoria da renda e melhor qualidade no trabalho, a Fundação Alphaville, em parceria com a Prefeitura, transformou os catadores do lixão em agentes multiplicadores na educação para a sustentabilidade, trabalhando de forma organizada e em um ambiente mais saudável: a cooperativa.

AGIMOS EM CONJUNTO
para construir as ações

Erradicação do lixão;

43% dos materiais passíveis de reciclagem produzidos no município retornam ao ciclo produtivo;

A volta desses materiais ao ciclo produtivo evitou que recursos naturais fossem utilizados na confecção de novos produtos;

Santana de Parnaíba é reconhecida pela Rede Brasileira de Cidades Justas e Sustentáveis pela sua boa prática ambiental;

Elevação da autoestima e da cidadania da comunidade