Projetos

Bairro Educador

Construindo espaços educativos na cidade

Quatro escolas, um único sonho: aproximar e unir a comunidade escolar para fazer destes ambientes polos multiplicadores de transformações para a cidade.

OUVIMOS

para compreender o cenário local

Por meio do diagnóstico foi levantada a existência de 4 Espaços Educativos na região sul de Jundiaí:

»» EMEB Aparecido Garcia;
»» EMEB Owen Zilio;
»» EE Dr. Rafael Mauro;
»» ETECVAV.

DIALOGAMOS

para propor soluções

Em cada espaço uma metodologia foi utilizada com foco em reconhecer os talentos locais e seu potencial de transformação. A partir disso, foi construída uma estratégia coletiva para colocar em prática as ações definidas pelo grupo: o Programa Bairro Educador. Pautado na carta das cidades educadoras, foi desenvolvido pela Fundação Alphaville em conjunto com quatro instituições de ensino da região e parceiros, e consolida atividades de educação integral a partir de projetos de sustentabilidade, olhando para além dos muros escolares.

AGIMOS EM CONJUNTO

para construir as ações

Unidos, pais, alunos e toda a comunidade escolar se mobilizaram, convidaram parceiros e colocaram a mão na massa. O projeto, que começou com um mutirão em cada escola, ganhou escala. Os resultados foram inúmeros, desde parcerias entre escola e comunidade até a construção de um Núcleo de Práticas e Pesquisas Sustentáveis.